Em seguida se praticarmos algumas dicas que podem ser úteis para melhorar a administração das contas a pagar da sua empresa.
1. Mantenha um equilíbrio entre suas receitas e despesas
De entrada, este ponto pode ser bastante óbvio, no entanto, é importante mantê-lo sempre presente e fazer com que o nível de despesas não seja maior do que o das receitas que percebe o negócio. Isso para poder manter as finanças saudáveis e evitar que se acumulam muitas dívidas para o futuro, a tal ponto que a gestão das contas a pagar saia das mãos, seja impossível pagá-las e, portanto, se apresentem outras conseqüências graves, como a cessação de operações do negócio.
2. Escolha o seus provedores, além do preço
No momento de escolher os fornecedores com os quais deseja trabalhar em uma empresa, a maioria delas pode deixar-se levar pelo fator preço. Não obstante, é recomendável levar em conta as diferentes condições de pagamento que oferece a cada um, já que contar com condições mais flexíveis pode ser de maior utilidade que o contar com menores preços.
3. Aproveita os prazos de pagamento oferecidos pelos fornecedores
E providenciar o pagamento de suas faturas em função do anterior, de forma que lhes possa dar prioridade para aquelas que contam com um prazo mais próximo a vencer.
4. Mantenha uma boa comunicação com seus fornecedores
É possível que, em alguma ocasião, sua empresa não pode cumprir com o pagamento em tempo de alguma fatura. Para este tipo de casos, sugere-se que avisar, antecipadamente, o fornecedor e exponha a situação, de tal forma que possa que possa negociar outra data de pagamento.
5. Procura negociar com seus fornecedores a obtenção de descontos para pagamento antecipado
Pagar antecipadamente, quando se tem a possibilidade, não só contribui para uma boa relação com os fornecedores, mas também lhe oferece a oportunidade de obter descontos por em breve pagamento, os quais podem impactar positivamente no fluxo de caixa.